O número de reclamações contra as operadoras OI, TIM, Vivo e Claro aumentou quase 20% em Pernambuco entre 1º de janeiro e 30 de junho deste ano no comparativo com o mesmo período do ano passado. O Procon-PE informou que recebeu 3.091 reclamações, enquanto que, nos seis primeiros meses de 2012, o órgão registrou 2.598. Os usuários estão insatisfeitos, principalmente, em relação à dificuldade para cancelar um produto ou linha e cobranças indevidas, além da queda de sinal e do atraso no recebimento das chamadas.
Em contrapartida, as empresas continuam alegando que investem o tempo todo na melhoria da prestação de serviço e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) afirma que monitora as operadoras, impondo metas de qualidade na prestação do serviço. Mas, em entrevista ao jornal Folha de Pernambuco, o coordenador geral do Procon-PE, José Rangel, frisou que o aumento da quantidade de reclamações é consequência da má qualidade do serviço de telefonia móvel.
"É evidente que as operadoras não estão oferecendo o serviço como deveria para o consumidor que paga e tem direito", declarou o dirigente. "A prova é a presença constante dessas empresas no ranking das dez mais reclamadas todos os meses", complementou.
Segundo a pesquisa, a Claro lidera o ranking das queixas, com 1.509 reclamações no primeiro semestre deste ano. Na segunda posição, está a OI, com 680, seguida da Tim (500) e Vivo (183). Dessa forma, a ordem das posições não se alterou em relação ao mesmo período do ano passado.
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