domingo, 21 de julho de 2013

Partidos só têm vida em época de eleição

20130721-103328.jpg
A crise de representatividade hoje existente entre os partidos revela que a maioria das legendas só têm vida útil mesmo em época de eleição. Em Caruaru, tal situação é mais evidente ainda quando percebemos os partidos que disputaram a ultima eleição. Três partidos encabeçaram a majoritária com as candidaturas Zé Queiroz (PDT), Miriam Lacerda (DEM) e Fábio José (PSOL). Os três partidos não realizam reuniões periódicas e os debates sobre a cidade não ocorrem no seio das três legendas.
O PDT nem diretório funcionando em Caruaru tem e o partido tem no preferi Zé Queiroz a maior liderança regional em Pernambuco e conta com o vereador Zé Ailton na Câmara. O DEM conta os cacos após a eleição e a oposição segue fragilidade em Caruaru, com ameaças de debandada para o lado do governo. Quando ao PSOL, a legenda se esfacelou após o pleito e mesmo com lideranças nacionais de destacando no Congresso, em Caruaru o partido não conseguiu nem manter os candidatos da última eleição.
Os demais partidos vivem situação parecida. O PT mudou de presidente três vezes nos últimos dois anos, não tem sede e conta com uma legenda dividida. No entanto, como boa parte do partido é acomodada no governo, as discussões partidárias se dão em torno do governo de Dilma Roussef e uma possível disputa dela com Aécio Neves. O PSB, do governador Eduardo Campos, também vive situação parecida. Em 2013 a legenda não realizou nenhum encontro regional e os filiados seguem soltos. Na Câmara, os dois vereadores têm atuação distintas e não existe a orientação da legenda sob a bancada e até mesmo pelo perfil de cada edil, ambos agem por si.
O PRTB possui a maior bancada na Câmara, mas os vereadores ainda se acostumam com a ideia de seguir a atuar com a orientação de uma bancada. Também seguem fragilizados o PSDB, PPS, PT do B, PTB e demais partidos que contam com mandatos na Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lembre-se de selecionar no item comentar com a opção anônimo ou entre com seu login.