Em reunião na Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), prefeitos pernambucanos programaram uma mobilização para a próxima segunda-feira (13), na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), às 10h, para protestar contra o governo federal acerca das medidas de combate à seca e perdas de receitas municipais. O ato, denominado "Grito do Nordeste", reunirá não somente os gestores municipais, mas também representantes das bancadas federais na Câmara dos Deputados e no Senado.
Ao final do evento, os prefeitos produzirão um documento mostrando as dificuldades enfrentadas pelas prefeituras em atender à população em suas necessidades básicas. O material será entregue ao governador Eduardo Campos (PSB), que vem destilando críticas à morosidade do governo federal no combate à seca. Nos bastidores, o socialista também vem articulando sua candidatura à Presidência da República, em 2014.
Por conta da mobilização, segundo o presidente da Amupe, o prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB), as prefeituras manterão os serviços essenciais à população. O movimento tem respaldo da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).
Na reunião, os prefeitos pretendem mostrar o cenário de miséria na agropecuária, que continua inalterado. Além disso, serão apresentados dados referentes às perdas nas lavouras e criações e o crescimento da demanda assistencial sem contrapartida financeira. “Pelo contrário, o Fundo de participação dos Municípios já é menor que o mesmo período de 2012 em contraponto ao aumento constante dos compulsórios”, disse José Patriota.
Os prefeitos reivindicam mais desburocratização, ações emergenciais e estruturantes, em parceria com os municípios, para que os mesmos passem de meros expectadores a agentes ativos desse processo e possam dar aos seus municípios, opções de vida, trabalho e a oportunidade de contribuir com o desenvolvimento da Nação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Lembre-se de selecionar no item comentar com a opção anônimo ou entre com seu login.