quarta-feira, 6 de março de 2013

Pernambuco não atinge as metas estabelecidas pelo Programa Todos pela Educação

 / Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

Pernambuco não atingiu as metas estabelecidas pelo Programa Todos pela Educação. Os dados foram divulgados no final da manhã desta quarta-feira (6) e avaliam diversos aspectos educacionais de todos os Estados brasileiros, dando ênfase a três especificamente, classificados como metas: a Meta 1, que avalia a frequência escolar de crianças e jovens entre 4 e 17 anos; a Meta 3, que avalia a capacidade de aprendizado dos alunos de acordo com a série que ele cursa; e a Meta 4, que verifica o percentual de alunos que conclui os ensinos fundamental e médio na idade estabelecida pelo Ministério da Educação. Em todos esses itens, Pernambuco ficou abaixo do índice estabelecido. Os dados dessa edição foram atualizados com os resultados da edição de 2011 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad 2011).  


Na Meta 1, que avalia a frequência de crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos na escola, Pernambuco tem 90,9% de alunos matriculados. O percentual, apesar de alto, não chegou à meta proposta pelo Todos pela Educação, que é de 93,6%. O Estado tambem ficou abaixo da média nacional, que foi de 92%. Ou seja: há mais de 3 milhões de crianças e jovens nessa faixa etária fora da escola no Brasil.

A Meta 3, de aprendizagem, trata do percentual de alunos que atingiram pelo menos o nível esperado para o ano/série que cursam, nas disciplinas de língua portuguesa e matemática, na Prova Brasil e no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Para essa avaliação, são estudadas as séries iniciais e finais do ensino fundamental (5ª e 9ª séries) e o 3º ano do ensino médio. As avaliações são feitas nas disciplinas de português e matemática.

Nesse item, no 5º ano do ensino fundamental, os índices de Pernambuco (28% em português e 23% em matemática) ficaram abaixo do esperado, que era de 32,3% em português e 29,4% em matemática. Na 9ª série, novo baque: Pernambuco teve 18,3% em português e 11,2% em matemática. A meta era de 22.1% na disciplina de humanas e 17,8% na de exatas.

Ainda na Meta 3, levando em consideração o 3º ano do ensino médio, o resultado alcançado por Pernambuco foi de 20,1% (a meta proposta era de 25,1%). Em matemática, o Estado ficou com média 7,7%, quando o ideal era 15,4%.

No último item, conhecido como Meta 4, que avalia a idade de conclusão dos ensinos fundamental e médio., Pernambuco ficou dentro da margem de erro e "passou". O ideal, segundo o Todos pela Educação, é concluir o fundamental com 16 anos e o médio, com 19. No Estado, 55,2% dos estudantes concluíram, em 2011, o fundamental com até 16 anos. A meta estabelecida é de 60,2%, mas como a margem de erro vai de 49,5% a 60,8%, o Estado atingiu o índice.

O mesmo acontece com o ensino médio. O estudo avalia que 41,5% dos alunos acabaram o ensino médio até os 19 anos. A meta estabelecida é de 41,9%, colocando Pernambuco dentro da margem de erro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lembre-se de selecionar no item comentar com a opção anônimo ou entre com seu login.