Os Papangus mais uma vez estão em evidência em Pernambuco. Inaugura hoje em Recife o Instituto Sergio Lemos de Artes e Cultura com a exposição “Os Papangus”. São telas sem óleo e óleo sem juta, todas em grande dimensão, pintadas pela artista plástico Sérgio Lemos. Localizado em um casarão no Bairro da Jaqueira, o local pretende sanar a carência de espaços que unem exposição e informação, segundo o artista.
Serão expostas 40 obras da série. A ocasião também contará com o lançamento de um novo lote do livro homônimo à série, escrito por Marcos Cordeiro e comentado por Montez Magno, cuja primeira publicação ocorreu em 2009. O volume, ilustrado com as pinturas de Sérgio, inclui informações sobre a origem dos papangus e análise das obras do artista pernambucano.
“A mostra traz apenas metade dos trabalhos que produzi nessa série, resultado de 12 anos de pesquisas no município de Bezerros, sobre a tradição dos papangus e sua representação no imaginário local. É possível conferir claramente as mudanças ocorridas na brincadeira centenária durante esses anos”, falou Sérgio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Lembre-se de selecionar no item comentar com a opção anônimo ou entre com seu login.