segunda-feira, 16 de setembro de 2013

PE Conduz chega ao Interior do Estado


A secretária estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Laura Gomes, e o prefeito de Caruaru, José Queiroz (PDT), aproveitaram a entrega de cinco unidades móveis adaptadas para celebrar a chegada do Programa Pernambuco Conduz ao Agreste do Estado. O programa, que já existe na Região Metropolitana do Recife, agora irá beneficiar, a princípio, dez cidades da região. São elas: Caruaru, São Caetano, Altinho, Agrestina, Bezerros, Riacho das Almas, São Joaquim do Monte, Toritama, Tacaimbó e Camocim de São Félix.

O PE Conduz, que é coordenado pela Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD), foi implantado para garantir o acesso das pessoas com deficiência física, comprometimento da mobilidade, associada ou não a outra deficiência, de baixa renda e que não apresentam condições de se locomover com autonomia a fim de viabilizar o acesso aos serviços de saúde, habilitação e reabilitação em tratamentos contínuos.  

Cada unidade móvel adaptada conta com plataforma e elevador, salão livre com vagas para três cadeiras de rodas fixadas com trava e cinto de segurança, além de assentos para três acompanhantes, motorista e apoio-socorrista.

“Quando cheguei à secretaria, em 2011, o projeto estava no papel. Colocar ele nas ruas foi uma tarefa difícil, mas conseguimos. Nesse mesmo ano lançamos o PE Conduz, e até hoje estamos tendo resultados positivos na Região Metropolitana. Agora é a vez das pessoas do interior terem a oportunidade de usufruir deste serviço. A SEAD já capacitou os profissionais para que as pessoas com deficiência tenham atendimento adequado e sejam transportados com segurança”, disse Laura.  

Atualmente, o programa atende aos municípios de Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Recife e São Lourenço da Mata, com 20 vans adaptadas para realizar as rotas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lembre-se de selecionar no item comentar com a opção anônimo ou entre com seu login.