A prefeitura de Caruaru iniciou na tarde desta sexta-feira (1) uma forte fiscalização nas casas de shows, restaurantes e protibulos espalhados por toda cidade. O principal motivo da fiscalização foi a tragédia ocorrida, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, quando 236 jovens, morreram. O fato que causou comoção nacional e esteve nas páginas dos principais jornais e noticiários do mundo, ocorreu durante uma festa universitária, na Boate Kiss.
Na Capital do Agreste, a fiscalização contou com a presença do Corpo de Bombeiros, defesa Civil, além das secretarias da Fazenda, Saúde e Urb. " Nossa ideia é fazer primeiro uma visita de conscientização e adequação, mas caso seja necessário, alguns estabelecimentos serão interditados", disse o secretário da Fazenda, Carlos Veras, que fez questão de acompanhar a equipe. Em Caruaru, logo no primeiro dia, o bar da Ritinha, um prostíbulo no centro foi fechado pela Vigilância Sanitária.
O trabalho em Caruaru foi iniciado no Polo Cultural da Estação Ferroviária e na Rua Silvino Macêdo, conhecida como a Rua da Má Fama. No polo Cultural alguns restaurantes foram visitados e apenas algumas recomendações foram feitas. O perigo está mesmo nos estabelecimentos que são construídos com madeira e compensado, já que o objetivo inicial era funcionar apenas no período junino. O local pertence a Rede Ferroviária Federal e a prefeitura ocupa a área em sistema de comodato autorizando o funcionamento de algumas casas de shows e bares. " Aqui em Caruaru a estação foi tombada e nesse caso não é permitido construções em alvenaria", disse Carlos Veras. " Nesse caso nós avaliamos a adaptação que tem parecer do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, além da Vigilância Sanitária", explicou o secretário.
O direto da Vigilância Sanitária, Paulo Florêncio, explicou que uma equipe de cinco integrantes analisaram questões como armazenamento de alimentos, banheiros e funcionamento das cozinhas. " Esse trabalho é feito de forma periódica na cidade, mas devido a esses fatos em santa Maria, estamos acompanhando esse mutirão de segurança", disse Florêncio. A casa de shows Pappaladium será visitada na próxima semana, mas o proprietário já se antecipou e está fazendo alguns melhoramentos, entre eles, a ampliação das placas indicativas para saídas de emergências. Com capacidade para quase 10 mil pessoas, a direção da casa orgulha-se em nunca ter acontecido alguma tipo de tragédia. " temos um padrão de funcionamento que conta com dezenas de segurança e contratação de bombeiros em dias de show. Além disso temos várias e largas saídas de emergência", disse o gerente do Palladium, Fábio Gonçalves.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Lembre-se de selecionar no item comentar com a opção anônimo ou entre com seu login.