O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) está instalando quatro lombadas eletrônicas na BR-104, nas cidades de Agrestina, Caruaru e Toritama, no Agreste. A instalação dos equipamentos atende a uma determinação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por causa do grande número de acidentes na área.
As lombadas irão controlar a velocidade dos veículos a 50 km/h. Os equipamentos serão instalados no limite entre Caruaru e Agrestina, duas na área urbana de Caruaru e outra na comunidade Vila Rafael, localizada entre Caruaru e Toritama. “Foram construídos viadutos no local que facilitam a passagem dos veículos, mas os pedestres estavam prejudicados. As lombadas também foram muito solicitadas pela população, diante do número elevado de acidentes”, disse o chefe do setor de engenharia do DNIT, Emerson Morais.
Os equipamentos devem entrar em operação no início de fevereiro. “Vamos aguardar a aferição do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e a ligação elétrica da Celpe”, acrescentou Morais, que informu, ainda, que não haverá período de ações educativas para os motoristas. “Não haverá a necessidade de explicar que as lombadas foram instaladas. A sinalização já fará isso”, explicou. Ou seja, assim que os equipamentos forem ligados, já começarão a multar.
A rodovia está sendo duplicada no trecho que vai de Caruaru até Toritama. Dos quase 52 quilômetros da obra, cerca de 25 estão concluídos e o restante ficará pronto até junho deste ano.
JABOATÃO - O DNIT reinstalou as lombadas eletrônicas localizadas na BR-101, na altura da Vila dos Milagres, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. De acordo com Morais, os equipamentos estão no local há um mês e, para que eles entrem em funcionamento, falta apenas que a Celpe faça a instalação elétrica. “Já mandamos ofício mas ainda não recebemos resposta”, afirmou o técnico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Lembre-se de selecionar no item comentar com a opção anônimo ou entre com seu login.