sábado, 28 de dezembro de 2013

MAIS UM ARTISTA DE BEZERROS TORNA-SE PATRIMÔNIO VIVO DE PERNAMBUCO

O Governo do Estado de Pernambuco, através da Secult-PE e Fundarpe, torna público o resultado do IX Concurso de Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco.
Ademir Souza Araújo, o Maestro Formiga; Amaro Arnaldo do Nascimento, o artesão Lula Vassoureiro; e a Sociedade Musical Cinco de Novembro (Banda Revoltosa de Nazaré da Mata) são agora Patrimônios Vivos da cultura pernambucana.
Amaro Arnaldo do Nascimento ou Mestre Lula Vassoureiro, nasceu em 1944 na antiga rua da vassourinha, na cidade de Bezerros. O apelido é uma herança da projeção alcançada por seus avós, que eram artesãos da palha, faziam cestos, balaios e vassouras. Reconhecido como “Pais dos Papangus”, Lula confecciona desde os 6 anos de idade alegorias diversas, máscaras de papangus, bois, bonecos gigantes e acessórios carnavalescos.
Com seu trabalho reconhecido em todo Brasil, Europa, Ásia, Estados Unidos, México e Canadá, Lula é também idealizador e responsável pelo Bloco Bacalhau de Lula Vassoureiro, que sai pelas ruas de Bezerros todas as quartas-feiras de cinzas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lembre-se de selecionar no item comentar com a opção anônimo ou entre com seu login.